Kopi Luwak ou Café Civeta é o café feito a partir de grãos de café que foram comidos por uma Civeta (tipo de gato), em seguida, liberadas em seu excremento. A Civeta come os frutos por causa de sua polpa carnuda.
Em seu estômago, enzimas digestivas penetram nos grãos, fazendo peptídeos menores e mais aminoácidos livres.
Depois de passar pelo intestino, os grãos são defecados mantendo a sua forma original. CONTINUE A LER O POST AQUI ABAIXO Após a colecta, lavagem completa, a secagem ao sol e torrefacção, esses grãos produzem um café cheiroso e menos amargo que os demais. Por isso ele é considerado como o café mais caro do mundo .US$ 600.00 (471.430€ ou 1,032.76 reais),por 1/2kg) baratinho em? alguém me paga o cafézinho ???
Os preciosos grãos são mesmo processados pelo sistema gastrointestinal e depois retirados dos excrementos da civeta, um mamífero parecido com um gato, que só existe na Indonésia, as palavras Kopi e Luwak significam, respectivamente, café e civeta. O animal come somente os frutos mais doces, maduros e avermelhados do café, que são digeridos pelo seu organismo, com exceção dos grãos, que são excretados junto com suas fezes. E é justamente essa produção limitada dos grãos (menos de 230 quilos por ano) o motivo de sua raridade, preço alto e sabor inigualável, garantem os apreciadores. “Uma mistura de chocolate e suco de uva. Menos ácido e amargo do que os cafés comuns”,
Enzimas, bactérias e fezes
O pesquisador explica que à medida que o grão passa pelo sistema digestivo do animal, ele sofre um processo de modificação parecido com o utilizado pela indústria cafeeira para remover a polpa do grão de café, mas que envolve bactérias diferentes das usadas pela indústria, além das enzimas digestivas do animal. É isso que dá ao Kopi Luwak seu sabor característico inigualável.
Mas esse processo um tanto quanto esquisito de produzir café não representa riscos à saúde? “Os resultados dos testes que fiz em meus trabalhos mostraram que a bebida é perfeitamente segura”, fonte wikipedia
Sem comentários:
Enviar um comentário